Avançar para o conteúdo principal

Crime, disse ela outra vez

Gosto de policiais. Gosto de ler policiais, gosto de ver séries e filmes policiais. Gosto. Mas tem que haver mortos no imediato, não gosto de desaparecidos ou raptados. Causam-me nervos e ansiedade.


"Crime, disse ela" ou, para os mais eruditos, "Murder, She Wrote" na Fox Crime é a minha série de beira de cama. Digam o que disserem, não há como um crime bem resolvido para se dormir melhor!
"Crime, disse ela" ou, para os mais eruditos, "Murder, She Wrote" que anda a dar na Fox Crime é a minha série de beira de cama. Digam o que disserem, não há como um crime bem resolvido para se dormir melhor!

Adoro Agatha Christie e a Jessica Fletcher tem o seu lado Marpleliano, também podia ser Poirotiano, mas a JB é uma senhora, caralho!

Onde quer que vá, morre alguém. No final, gosta sempre de fazer publicamente o seu raciocínio lógico, no entanto, ao contrário do Poirot e à semelhança da Miss Marple, não escolhamba ninguém e nem fala de podres que não interessam ao caso. É uma senhora com uma certa idade, não tem filhos, mas tem montes de sobrinhos, e faz sempre aquela jogada com os investigadores: "o senhor é tão esperto!".

As diferenças entre a JB e Miss Marple? Como disse Lucien Febvre, "a história é filha do seu tempo" e a Jessica Fletcher é uma americana dos anos 80: viúva, professora reformada, deu umas voltas pelo jornalismo num dos episódios, e escritora de sucesso.

Algumas coisas estranhas: fala muitas vezes do monte de irmãos que tem, mas só aparecem os sobrinhos sem os pais e todos acabavam envolvidos em cenas. No entanto, sempre inocentes. Também aparecem os sobrinhos do falecido marido e a prole das velhas amigas que vivem em todo o lado, menos em Cabot Cove. Naturalmente, as mortes não podem ser todas naquela localidade do Maine ou lá se ia a população.

É verdade que já vi isto tudo, mas a idade, 40, já não perdoa e não me lembro rigorosamente de nada. É, por isso, tudo uma novidade para mim.

Ò pá, o Tom Selleck em novo a fazer de bonzão nas calças apertadinhas. Alguém sabe se o homem teve filhos? Três homens e um bebé não é resposta! Adiante, coitadinha da Jessica Fletcher e das senhoras minhas vizinhas, na Rua das Fontainhas, que copiavam os modelitos da JB Fletcher. Só agora é que me dei conta! Não me lembro, mas, quando vejo alguns episódios, imagino-as a invejar as amigas mais frescas da escritora e aquelas intimidades todas da senhora com os "homes": sobrinhos, amigos de sobrinhos, médicos, detetives, músicos,  bailarinos russos a pedir asilo, atores e o diabo a quatro.

Já agora. Alguém sabe se Angela Lansbury, a atriz, já está a fazer tijolo? Não me apetece googlar.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A DGS e a campanha da princesa que não fuma

Depois de assistir a tanta polémica, resolvi ver o tal filme da DGS, “Uma princesa não fuma!”, lançado na quarta-feira passada.

A propósito da eutanásia e liberdade de escolha 2

Eutanásia, Suicídio Assistido, IVG ou ser Vegan. Não concordo, nem deixo de concordar, com a escolha de cada um.