Avançar para o conteúdo principal

RIP Ingvar Kamprad, o senhor Ikea

Morreu o homem que mudou as nossas casas e que nos deu uma nova visão sobre o mobiliário. E as almôndegas, também nos deu as "almôndegas do Ikea", é preciso não esquecer.

Se antes do Ikea o mobiliário era uma aquisição para a vida toda. Com a vinda da marca para Portugal, passamos a ver os móveis e a decoração da casa com outros olhos. Verdade que antes do Ikea tínhamos a Conforama e a Moviflor, mas não é a mesma coisa. Tenham lá paciência.

Eu sei que nem sempre é fácil o "monte-você-mesmo" das peças Ikea, mas consegui sempre terminar o trabalho, ainda que com algumas aldrabices pelo meio. E aposto que vocês também. Quem é que não tem cadeiras Poäng, sofá Klippan, mesinha Lack ou uma estante Billy?

Se já me passou o medo de me esquecer algum acessório essencial para a conclusão da obra, confesso que não me passou a alegria infantojuvenil de ver nomes estranhos com significados tendencialmente brejeiros em português. E se não é por morrer uma andorinha que acaba a primavera, penso que vou continuar assim por muito tempo.

Morreu o homem que mudou as nossas casas e que nos deu uma nova visão sobre o mobiliário. E as almôndegas, também nos deu as almôndegas do Ikea, é preciso não esquecer.

Na altura, um amigo sueco que também achou piada ao nome, mas por outras razões, deu-me a seguinte explicação: "Now, the interesting thing here is that "rät" in swedish singular ("räta" is plural) means straight, as in a straight angle. As far as I can see, there is no straight angle to be seen in this box".

Escusado será dizer que não lhe disse o motivo da piada para um português.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

As 7 melhores dicas para manter alunos acordados ao sábado de manhã

Sim, este texto é uma encomenda, mas dedico-o a todos os professores, formadores e catequistas que partilham a dura tarefa de manter alunos acordados ao sábado de manhã.

Crime, disse ela outra vez

Gosto de policiais. Gosto de ler policiais, gosto de ver séries e filmes policiais. Gosto. Mas tem que haver mortos no imediato, não gosto de desaparecidos ou raptados. Causam-me nervos e ansiedade.

Honestamente ignorantes ou estúpidos assumidos?

De vez em quando surgem coisas que me fazem duvidar da sanidade e coerência do mundo que me rodeia e, em último caso, da minha própria sanidade e coerência.