Sim, este texto é uma encomenda, mas dedico-o a todos os professores, formadores e catequistas que partilham a dura tarefa de manter alunos acordados ao sábado de manhã.
Já todos estivemos no lado de lá da barreira, fomos ou vamos sendo alunos e o sono de manhã, normalmente, nunca tem falta. No entanto, o cenário piora quando falamos em aulas ao sábado de manhã.
Decidimos dar uma ajuda a todos os professores, formadores e catequistas que enfrentam esta terrível tarefa. Claro que também há aulas a acontecer aos sábados de tarde e o pós-almoço não é pera doce. A esses professores, formadores e catequistas só nos resta desejar boa sorte, pois vamos apenas em auxílio dos desgraçados da manhã.
Manter alunos acordados ao sábado de manhã: 7 dicas infalíveis
- Mantenha a temperatura da sala muito abaixo da temperatura real.
- Coloque um mecanismo que pingue, de 5 em 5 minutos, água para um recipiente de metal. Atenção, não deixar o recipiente encher de água.
- Confirme que a iluminação da sala é feita com uma luz forte e branca.
- Inquira, constantemente e sem descanso, todos os presentes na sala acerca da matéria ou tema lecionado. Se a resposta demorar mais de 2 segundos, avance para o próximo de forma mais aleatória possível. E se ninguém responder e voltar ao primeiro, ótimo: o pânico está lançado!
- Pedir, constantemente e sem descanso, que seja repetido o que acabou de dizer. Escolha
a vítimao aluno de forma mais aleatória possível. - Combine com alguém da sua confiança para ir borrifando, na sala, aroma de café acabado de fazer.
- Programe o seu telemóvel para despertar várias vezes. Não use sempre o mesmo intervalo de tempo entre os “despertares”. Escolha o som mais estridente ou, por exemplo, uma música do género do “Despacito”.
Dicas muito pertinentes. Será que também resultada durante a semana? :)
ResponderEliminarSim, de certeza. Mas penso que podes ser um bocadinho mais dura :D
Eliminar