Avançar para o conteúdo principal

Carsharing: antes de arrancar, vale a pena pensar nisto

Seja pela poupança ou pelo convívio, o sistema colaborativo de partilha de carro, o carsharing, é uma decisão que vale a pena tomar.


Um outro aspeto ao qual devem dar a tenção é, independentemente da viatura e do número de portas disponíveis, o bom ambiente entre os participantes do carsharing.
Antes de avançar, quero fazer um alerta aos leitores menos atentos. Vou falar de carsharing, não é de carjacking! Este último nunca será uma boa opção. Exige grande destreza física para ser executado com sucesso. Esqueçam, não queremos que ninguém se magoe.

Ora bem, voltando ao carsharing, não há bela sem senão e, como já vos disse, não estamos aqui para enganar ninguém. As vantagens são óbvias, mas há sempre um "mas" e só devemos investir na mobilidade cooperativa, se existir a certeza que é possível lidar com esses “pequenos” problemas.

O meu mais recente problema nesta matéria é um carro de duas portas.

Carsharing: 4 questões a ter em conta

  •  Tipo de carro
Há anos que não entrava num carro só com duas portas. Estou habituada a ter uma porta só para mim e não me ajeito com as alavancas para deixar passar o passageiro para trás. Passageiro este, já calhou ser eu, que para sair precisa de uma ajuda externa para o puxar: “Sinto que estou a ser parido pelo carro!”. Eu fui a parteira: parabéns, é um menino!

Sinceramente, tenho medo de estragar o carro. É um carro bonito, será uma pena acontecer-lhe alguma coisa. Mas pronto, daqui a 15 dias já rola a minha carrinha outra vez e haverá uma porta para cada um. É um problema ultrapassável.

  • Parceiros
Um outro aspeto ao qual devem dar atenção é, independentemente da viatura e do número de portas disponíveis, o bom ambiente entre os participantes do carsharing. Pensem no conceito do LinkedIn, mas em melhor.

Evitem os comentários sexistas sobre as competências de condução e não se atrasem. Nunca!

Ter o carro minimamente limpo é também uma ajuda para manter um bom ambiente em termos sanitários, pelo menos.

  • Ponto de encontro
Avaliem bem o sítio escolhido para o ponto de encontro, não só pela segurança dos carros que ficam, mas também pela importância de um café ou pastelaria perto. Quer faça sol, chuva ou vento, na eventualidade de chegarem mais cedo, têm desculpa para sair do carro.

E, atenção, escolher o spot implica escolher um sítio que dê jeito a todos, em direção ao destino final e, simultaneamente, o mais longe possível desse destino. Porquê? Porque se for muito perto, estão a equacionar o carsharing para quê? São só mais 2 ou 3 quilómetros. Vão poupar o quê? Uns cêntimos para comprar mais duas carcaças ao fim do mês? For God's sake, tenham juízo!

  • Condução
Por fim, a condução alheia pode dar-nos cabos dos nervos. Mas não desistam logo, se não correm perigo de vida e apenas chegam ao destino um bocadinho enjoados, avancem. É só lucro, poupam no combustível e preparam o corpo para o verão sem recorrer a dietas drásticas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Crime, disse ela outra vez

Gosto de policiais. Gosto de ler policiais, gosto de ver séries e filmes policiais. Gosto. Mas tem que haver mortos no imediato, não gosto de desaparecidos ou raptados. Causam-me nervos e ansiedade.

Redes Sociais: the next big thing (so far)

8.ª maravilha do mundo moderno ou alvo de total desdém. Goste-se ou odeie-se, não há forma de ser indiferente às redes sociais.

O corpo docente da Universidade da Vida é uma merda

Não bastava a Escola da Vida, também tinha que ser criada a Universidade da Vida. Eu sei, eu sei, no fundo, o povo gosta é de ser doutor ou engenheiro.